A História da Boneca Raggedy Ann e Seu Irmão Andy

13073-0-johnny gruelle-
Johnny Gruelle
A boneca Raggedy Ann nasceu pelas mãos do ilustrador e caricaturista político americano Johnny Gruelle (1880-1938), quando em 1915 sua filha Marcella entra em seu estúdio segurando pelas mãos uma boneca de pano velha, suja e sem expressão que estava esquecida no sótão. 
 
Johnny resolveu então dar-lhe uma expressão original (olhos de botões, cabelo avermelhado e nariz triangular) batizando-a com o singelo nome de Raggedy Ann em alusão a dois poemas: Raggedy Man e Little Orphan Annie, presenteando assim sua pequenina filha.   
Raggedy Ann “100 Anos”
 A adorável boneca Raggedy Ann, seus desenhos e nome  foram patenteados em 7 de de Setembro de 1915 através da patente D47 .789 Patente dos EUA. Desde então sua filha Marcella, juntamente com sua boneca, passam a inspirar Johnny a escrever histórias infantis contando essas aventuras. Em 1918 a PF Volland Company publica o livro infantil Raggedy Ann Stories juntamente com a boneca Raggedy Ann alcançando enorme sucesso de vendas.
 
O aventureiro e travesso Raggedy Andy ou simplesmente Andy o irmão de Raggedy Ann surge em 1920 vestido de marinheiro e chapéu, e participa das histórias e aventuras da irmã já famosa no livro Raggedy Andy Stories.  Em 1921 Johnny Gruelle recebe nova patente, agora para um bicho de pelúcia através do registo US Patent D59.553.
 
Logo em seguida Marcella morre aos 13 anos de idade por complicações da vacina de varíola, porém as autoridades da época deram como causa da morte problemas cardíacos. Johnny Gruelle  fica desde então inconsolável e passa a dedicar todo seu tempo de vida a homenagear sua filha escrevendo inúmeras histórias de Raggedy Ann. Suas ilustrações mostram com detalhes uma menina cheia de alegria em aventuras com sua adorável boneca.

Raggedy Ann e seu irmão Raggedy Andy
 
Raggedy Ann se tornou ícone da vacinação indiscriminada. Um ícone para as pessoas que amam as crianças e respeitam seus direitos. Nos E.U.A existe um museu dedicado a Raggedy Ann. O conceito teve grande sucesso, chegaram a ser produzidas em torno de 75 mil bonecas feitas a mão e comercializadas junto aos livros. 
Atualmente Raggedy Ann e Andy são considerados de domínio público.”  extraído de: Amanda Pin
 
Raggedy Ann entrou para o Hall of Fame em 2002 Toy. Hoje, colecionadores pagam para uma boneca com o selo da patente de 1915 impresso na parte de trás, nada menos do que US$ 3.000 dólares.”   extraído de: Millyta Vergara 
 
 
2-600x600

3-600x600
Bonecas e livros Raggedy Ann de 1918
 
 

2 comentários em “A História da Boneca Raggedy Ann e Seu Irmão Andy

Deixe um comentário